Processos

Robustez e Alta Tecnologia em Equipamentos

A Alliance é referência na solução e tecnologia de preparo e extração de oleaginosas como soja, algodão, girassol, entre outros. Os produtos oferecidos pela Alliance são resultado de mais de 26 anos de experiência no mercado aliados a uma equipe operacional diferenciada que projeta, de acordo com a necessidade de cada cliente, máquinas e peças separadas ou ainda, plantas completas. Confira as nossas soluções em processamento de óleo:

Preparação


O processo de preparação de oleaginosas consiste desde o transporte do grão do silo de armazenamento até o equipamento de prensagem. A Alliance possui os equipamentos para montagem de uma planta completa de preparação, substituição, reparo ou obtenção de equipamento separado para processamento dos produtos: Soja, Algodão, Girassol, Milho, Amendoim e Colza/Canola. A Alliance desenvolve e atualiza as tecnologias aplicadas em seus equipamentos que compreendem: elevadores, transportadores, silos, balanças de fluxo, peneiras, separadores de cascas, moinhos quebradores, laminadores, impactadores, de bolotas, de martelos, aquecedores de grãos, condicionadores, expanders, resfriadores, prensas e esteiras de decantação. Além disso, os 26 anos de experiência permitiram melhorias e diferenciais nos processos exclusivos da Alliance.

Extração


A extração Alliance oferece desde extratores, degomadores, secadores de óleo e de lecitina, cozinhadores, recuperadores de solvente, dessolventizadores-tostadores, ejetores, efluente zero, hidrociclones, lavadores de gases, esteiras de decantação, rompedores de torta até secadores de óleo.

Existem dois métodos de extração: prensagem mecânica ou solvente. Sabe-se que o primeiro é empregado em oleaginosas que apresentam alto teor de óleo, como algodão e girassol, o óleo é retirado antes da extração por solvente e resulta em torta parcialmente desengordurada. É recomendada para extrações de até 300 t/d. O método por solvente por sua vez apresenta maior rendimento do óleo e uma torta desengordurada excelente para nutrição animal dado que o solvente evita a rancificação da torta. Para a utilização do óleo, o primeiro processo permite o consumo pós-prensagem, enquanto o solvente demanda o refinamento para fins de consumo.

Para obter óleo e torta de qualidade, ambos os métodos dependem da espessura dos flocos derivado do processo de laminação, da umidade adequada da massa e da temperatura mais próxima do ponto de ebulição do solvente . Garanta a eficiência da sua planta com toda a linha Alliance.

Preparação
Preparação para Soja
Preparação para Algodão
Preparação para Girassol
Preparação para Milho
Preparação para Amendoim
Preparação para Colza / Canola
Preparação Combinada

Extração
Extração Mecânica
Extração por Solvente

Outros
Recebimento de Grãos
Classificação e Moagem de Farelo
Moagem e Peletização de Cascas
Expedição de Farelo